segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Saudade de ti... 31/01/2010 - 31/01/2012


Cada vez mais sinto a saudade... 
Neste dia é o que sinto...
Saudades tuas, saudades do teu ser.
Saudade das tuas palavras de todas as tuas maluquices.
Saudade daquela pessoa que tive o prazer de chamar amiga.
Saudades das nossas conversas, saudades do teu sorriso.
Das nossas tolices e brincadeiras das tuas palavras de conforto, palavras de pura amizade...
Tudo passou e tudo se foi...
Guardo tudo isso numa "gaveta" colorida e aromatizada...
Colorida como era a tua vida, aromatizada como era a nossa amizade...

Sinto saudade...
Saudade de ti... do nosso lado...



sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"Eis-me aqui Senhor...

Aceita a minha presença
Ainda que nada te diga.
Passeia-Te em mim
Lê o meu coração
E a minha mente, suspensa...
De onde se desprendem palavras
Como flocos de neve
Que por incompetência
Não consigo juntar...
De duração tão fugaz e breve
Que se desfazem antes de as conjugar...
Eis-me aqui Senhor...
Vazia, mas tão plena de certeza
De que o meu coração bate por Ti.
E que este fogo que me invade
É fruto da forte e suave saudade
De algo que experimentei
Quando Te conheci.
Eis-me aqui Senhor...
Entrego-Te o silêncio
Do meu coração contrito e mudo.
Que não traz como escrito
Frases feitas nem decoradas
Nem têm para Te apresentar
Apenas obras por Ti aprovadas.
Aqui estou Senhor...
Sou só eu.
Entorpecida pelo mundo e pela vida..."

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Hoje a nossa Oficina está em festa...


Hoje a nossa Oficina está em festa, pois a Eduarda, nossa coordenadora, está de parabéns!

Parabéns, Eduarda! Com as orações de todos da nossa Oficina, rogando que as bênçãos de Deus protejam sempre o teu caminho.



Felicidades e que Deus te abençoe!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Pai é Amor


"O Pai revelado por Cristo é Amor:



Deus amou u mundo de tal maneira que enviou o seu unico Filho gerado de Si mesmo para todo aquele que n'Ele crê não pereça mas tenha a Vida... Deus é Amor... Declarações do discípulo S. João.


Vemos agora o apóstolo S. Paulo declarando os atributos divinos na carta endereçada aos amigos da cidade de corínto:


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse O Deus Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.


E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse O Deus Amor, nada seria.


E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse O Deus Amor, nada disso me aproveitaria.


O Deus Amor é sofredor, é benigno; ELE não é invejoso; ELE não trata com leviandade, não se ensoberbece.


O Deus Amor não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

O Deus Amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O Deus Amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.


Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.


Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e O Deus Amor, estes três, mas o maior destes é O Deus Amor.
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus."





sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cuidado com as nossas palavras...


"Devemos ter muito cuidado com cada palavra que saí da nossa boca. 

Jesus nos alertou seriamente a respeito disso, quando afirmou: “Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão conta de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado” (Mt 12, 36-37).

Temos de cuidar dos nossos irmãos até com o que dizemos a eles, para que não sejamos causa de queda e sofrimento por coisas desnecessárias e ruins que dissemos.

Evitemos a todo custo pecar pela língua, se não podemos dizer nada de bom é melhor que fiquemos quietos.

Quando dizemos algo ruim, ferimos a nós mesmos e aos outros e muitas vezes nem percebemos.

Em quantas ocasiões presenciamos a tristeza em que as pessoas se encontram, por causa de palavras vãs que outras pessoas disseram e que as feriram profundamente.

Como bons cristãos, temos sempre que proferir dizeres bons para todas as pessoas e jamais levarmos a nós mesmos e os irmãos a pecarem com nosso descuido com a fala.

Muitas vezes nas pessoas existe o péssimo hábito de falar sem pensar, porque não raciocinam as consequências de uma palavra maldosa, então aconselho a fazerem o “jejum da língua”, que consiste em toda vez que for dizer algo ruim, não dizer nada, oferecendo a Deus para que purifique seu modo de falar e que com essa prática aprenda a se disciplinar para ser um cristão melhor, este jejum é muito útil para evitar o pecado da “língua” e tudo que induz a ele.

Outra boa opção para evitar usar mal a fala, é quando for falar algo ruim ao invés de dizer a palavra má, pronunciar o nome de Jesus e Maria.

Devemos também evitar as conversas fúteis, em que as pessoas fofocam, dizem coisas más umas das outras, reclamam sobre tudo e murmuram todo tipo de blasfêmia, lembremos sempre das palavras de Paulo “Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem” (Ef 4, 29).

Se estivermos dizendo muitas coisas ruins quando abrimos a boca, precisamos também parar e avaliar nossa conduta e nosso coração, pois Jesus disse: “Porque a boca fala do que lhe transborda do coração” (Mt 12, 34).

Procuremos também evitar as más companhias com suas conversas que não edificam. Mas, às vezes em um diálogo com as outras pessoas, quando menos se espera surgem conversas desse tipo, então, devemos se houver a possibilidade, carinhosamente buscar corrigir com muito amor e firmeza o mau andamento da conversa, caso contrário, não participe, fique em silêncio desagravando o pecado dos irmãos com alguma oração no seu interior.

Busque a todo custo reter a língua para palavras más e glorifique sempre a Deus com palavras que edifiquem a sua vida e a dos irmãos, preze sempre a virtude de falar, proclamando sempre o que é bom, justo e recto."

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Quando vivemos para sermos vistos, falseamos a verdade


"Quando vivemos para sermos vistos, falseamos a verdade profunda para a qual a nossa vida deve tender. Quando vivemos só de ação e de resultados tornamo-nos possessivos e com menos capacidade de acolher e partilhar. Na solidão, porém, entramos «nesse quarto mais secreto e fechamos a porta», podemos desmascarar, lentamente, a ilusão da posse e do domínio e descobrir no fundo de nós mesmos que a vida espiritual não se trata de uma conquista a defender, mas de um dom a repartir. É precisamente quando estamos mais sós, quando somos mais nós próprios, sem subterfúgios nem evasões, que Deus Se manifesta mas perto de nós."


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Amor nas tuas mãos


Tudo passa pelas tuas mãos! Mãos brancas ou negras, mãos pequenas ou alongadas, mãos velhas ou novas, mãos tenras ou calejadas, mãos esqueléticas ou musculadas...

Tudo passa pelas tuas mãos! Mãos que acariciam, mãos que inventam, mãos que semeiam, mãos que agarram e salvam, mãos que operam, mãos que conduzem, mãos que rezam e abençoam...

Tudo passa pelas tuas mãos! mãos que partilham, mãos que animam, mãos que escrevem e orientam, mãos que oferecem, mãos que imploram, mãos que choram, mãos que sangram...
Tudo passa pelas tuas mãos! Mãos que ajudam a nascer, mãos que ajudam a viver, mãos que ajudam a morrer...
Tudo passa pelas tuas mãos... Pelas tuas mãos passa o Amor.

domingo, 1 de janeiro de 2012



Sempre que chega um novo ano, ficamos mais sensíveis à reflexão. Tendemos a equacionar tudo o que ficou para trás e a pensar no que fazer para que o próximo ano seja melhor. Prometemo-nos mudanças que nem sempre concretizamos. Prometemos ser mais contidos a todos os níveis, poupando mais, poupando a nossa saúde com uma alimentação equilibrada e o nosso corpo, com a promessa de exercício físico. Pedimos também pelos nossos queridos familiares, que tenham saúde, que cresçam sãos de mente e corpo, que sejam bons filhos e pedimos também para sermos boas mães. Apesar de tudo, é um momento em que, ao pensarmos nestas mudanças, por pequenas que sejam, ficamos com um ânimo novo, com mais coragem, mais força de vontade e isso, só por si, já é muito positivo. Sabemos que muitas dessas promessas ficam pelo caminho. Ao começar o novo ano, recomeça o trabalho em força e com ele o stresse que nos faz esquecer muitas das promessas. Em que o exercício físico é substituído por um corre corre do dia a dia e em que as refeições saudáveis são substituídas por refeições rápidas, que nos permitam dar vazão ao trabalho.
É também um momento em que nos sentimos dividos. Por um lado, há uma angústia por mais um ano ter passado (e que rápido passa!). Por outro, devemos dar graças a Deus por estarmos cá e com qualidade de vida no que diz respeito à saúde. 
Este ano peço o mesmo de sempre, para todos, e acrescento: peço paz, muita paz, já que o mundo anda num reboliço tão grande. Peço que superemos parte da crise que nos entra dia a dia pela porta de casa, sem pedir licença. Peço que as pessoas sejam mais amigas e menos conflituosas, menos más e de valores deturpados. Precisamos recuperar os princípios e valores que foram sendo transmitidos de geração em geração, acreditar e lutar pelas relações estáveis e duradouras, continuar a transmitir tudo o que aprendemos aos nossos filhos.
Para todos um ano de 2012 maravilhoso e repleto de saúde e paz!