segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lina- 31 de Janeiro


Pensei e repensei se deveria ou não falar sobre este assunto que é sempre tão desgostoso para todos nós e acho que vale a pena. A Lina merece que não nos esqueçamos dela.

Penso que por tal motivo se deva fazer um momento de reflexão e silêncio em sua homenagem.

É uma pena que a vida de uma pessoa tão jovem, que ainda tinha tanto para dar, para viver, termine assim depois de tanto sofrimento.
Às vezes perdemos tanto tempo da nossa vida a preocupar-mo-nos com ninharias que nos esquecemos de apreciar a vida, a família, os amigos. Quantas e quantas vezes não temos um gesto de carinho, ternura para com quem gostamos. Uma palavra amiga, um simples "Gosto muito de ti".
É que às vezes basta um segundo e perde-se tudo, depois ficamos a pensar o que ficou por dizer, por fazer....
Às vezes pode ser tarde demais, neste caso nenhum de nós (com muita pena e uma enorme tristeza), já nada podemos dizer à Lina. De certeza que se pudéssemos, todos teríamos muitas coisas para dizer, muitas palavras ficaram para trás, esquecidas!
Não voltaremos a ver o seu sorriso, a sentir a sua alegria, a ter a sua presença perto de nós. Na oração, nas festas, nos cafés... Na nossa Associação vai sempre sentir-se um grande vazio que era preenchido pela sua presença.

sábado, 29 de janeiro de 2011

A arte de calar


"Alguns calam-se por timidez, outros por lhes faltarem as palavras, há ainda os que se calam para ouvir melhor. Há também os que se calam por se reconhecerem diante de um mistério. Enfim, há sempre um ou outro motivo que oriente o acto de calar, no entanto, mais do que se possa imaginar, o silêncio é pleno de significado e está sempre comunicando algo e enviando uma mensagem. O acto de "calar" é um comportamento que comunica, pois, ao contrário do que se possa pensar, é impossível ao ser humano não comunicar, inclusive no silêncio. Tanto um grande e eloquente discurso, como uma greve de silêncio, passam uma mensagem. O acto de falar e o de calar precisam um do outro, pois quem fala quer ser ouvido, e para ouvir é preciso calar. Alguém que se cala diante de um outro que fala pode assumir este comportamento por diferentes razões, como: "interesse pelo assunto", "timidez", "fuga de conflitos", "falta de disposição para a conversa" etc. Se o formos perspicazes e atentos a esta mensagem que nos passa o ouvinte, poderemos assumir um novo comportamento, se percebermos que isso nos convém. O silêncio não é ausência, mas plenitude de comunicação. Devemos evitar o silêncio negativo do mau-humor, da agressividade, do desgosto, da raiva. É um silêncio que não agrada a a ninguém. O silêncio só é válido quando é escuta, amor. Quando é amor, o silêncio fala. Quando é desamor, o silêncio agride. Arrisquemo-nos, pois, nesta arte de calar por amor. Mesmo se até hoje demos motivos não muito positivos ao acto de calar, é sempre tempo de recomeçar!"

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Avançar


Na vida é impossível parar. Mesmo quando decidimos não avançar, a vida avança. E às vezes temos mesmo a impressão que ela corre. E nesse nosso viver, encontramos diariamente caminhos na nossa frente. Em cada situação há sempre uma opção de estrada. Escolhemos então a mais longa, mais curta, mais fácil, mais difícil... somos guiados por vontades, necessidades, coração, emoções... e na verdade nem sempre sabemos onde nos conduzirá a nossa escolha. E é preciso a cada dia, cada passo, seguir e assumir. Ninguém, ninguém mesmo pode ou deve ser responsável pelas nossas escolhas. E mesmo se damos ouvidos a um amigo, aos pais, a escolha final e responsabilidade final sempre será nossa. Muitas vezes sofremos porque escolhemos caminhos errados. E sabemos que não há volta para as caminhadas da vida, mas sempre teremos a opção de dirigir nossos passos para direções diferentes. E então uma nova escolha se dá. Com todos os riscos possíveis. Amar alguém, sentir amizade por alguém, não é uma escolha. Pelo menos não voluntária, da nossa mente. Do coração, eu diria, pois não temos controle, não podemos negar sentir essa amizade. Mas podemos decidir seguir essa amizade. Isso também é uma escolha, um caminho. O importante é não parar. Li uma vez que "água estagnada apodrece" e penso que ninguém gostaria de viver como água estagnada. Devemos ser como as águas dos rios, correndo sempre em alguma direcção, regando flores que nascem ao nosso lado, matando sede de pássaros e homens, desembocando em grandes mares. E assim segue nossa vida...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dúvidas



Para onde nos leva a vida? Que caminhos devemos seguir? Que opções devemos tomar? Deveremos ser conduzidos, ou antes não nos deixar levar?
Tantas são as perguntas e tão poucas são as respostas... vivemos muitas vezes numa dúvida indefinida, numa dimensão perdida. Sentimos, ouvimos, lutamos por causas muitas vezes perdidas. Recusamos olhar em volta, vivemos trancados num mundo injusto e, acomodados, agarrados ao ontem, temendo o amanhã!
Tantas são as escolhas, tantas as falhas, tantas as injustiças, tantas são as lutas que diariamente temos que travar, e para quê? Preciso de tudo isto para me encontrar? No final, vou olhar para trás e perguntar: os sonhos consegui realizar?
A vida nem sempre é fácil, a estrada nem sempre é a direito e, nem sempre se mostra...mas se ouvirmos o coração, se acreditarmos, se aprendermos a amar, talvez consigamos, mesmo com duvidas, avançar!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sabe quem Eu Sou?


"Eu sou aquele que te ama.
Sou aquele que te busca.
Sou aquele que te sonda.
Das estrelas lá do céu e das profundeza do mar, os meus olhos tudo contempla e Eu posso dizer onde tu estás.
Todas as manhas meu ombro escora o batente de sua porta e com um sorriso te vejo levantar.
Muitas vezes levantas, passas por mim e não me notas, mas nós sabemos que Sou contigo.
Mais um dia amanheceu.
E enquanto dormias Eu acentuava o brilho das estrelas arquitetando o teu novo caminho.
Se pudesses medir o meu Amor na dimensão do universo, vagaria em meu coração.
Sabes quem Eu sou? Deixa me entrar!
Em tua porta Eu sempre bato e com carinho, Eu te acolho e nos meus braços ninguém nos separa senão o teu livre-arbítrio.
Minha historia todos conhecem, a minha vida todos comentam.
Sofri e chorei.
Cansei e cantei.

Em ti colocaram um preço.
E Eu sem dinheiro ou riqueza me propus apagar.
Em meus pés colocaram uma via.
Em meus ombros uma madeira.
Em meu rosto, mãos me golpearam.
E por três vezes cai.
Cuspido no rosto me levantei.
Chibatada em meu corpo.
Uma coroa de espinho eu carreguei.
De braços abertos para te receber, eu morri.
Meu espírito ao pai entreguei, mas antes de tudo isso e com toda minha dor, minha vida eu te dei.
De agora em diante és minha.
Na cruz não mais estou.
Eu sou JESUS CRISTO, que sempre te amou."

sábado, 22 de janeiro de 2011

Às Vezes...


"Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de reflectir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se trata de intuição, mas de simples infantilidade.


Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. Há um perigo: se reflicto demais, deixo de agir. E muitas vezes prova-se depois que eu deveria ter agido. Estou num impasse. Quero melhorar e não sei como. Sob o impacto de um impulso, já fiz bem a algumas pessoas. E, às vezes, ter sido impulsiva me machuca muito. E mais: Nem sempre os meus impulsos são de boa origem. Vêm, por exemplo, da cólera. Essa cólera às vezes deveria ser desprezada; outras, como me disse uma amiga a meu respeito, são: cólera sagrada. Às vezes minha bondade é fraqueza, às vezes ela é benéfica a alguém ou a mim mesma.


Às vezes restringir o impulso me anula e me deprime, às vezes restringi-lo dá-me uma sensação de força interna. Que farei então? Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei."

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cultivar amigos


Hoje,nós cristãos desejamos muito ir pelo mundo falando do amor de Deus, mas até que ponto desejamos sair pelo mundo fazendo amigos?


A divulgação do evangelho é diferente, a importância que se dá às pessoas é que faz a mensagem ser viva e eficaz, pois a sua motivação é um amor reflectido do amor de Deus.
Alguém fez a bela definição do que significa ser e ter amigos: "O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades; Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão..."


Cultivar amigos é preservar a vida.

É abrir espaço para a compreensão.
É sentir-se generoso.
É jamais se sentir sozinho.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Aprender Compensa


Foi uma parceria entre a nossa Associação  e a Escola Secundária de Gondomar de que beneficiaram adultos,  que chegam ao fim do percurso, com sucesso.

"Nos meses de Novembro e Dezembro, foram certificadas, no Centro Novas Oportunidades de Gondomar, as pessoas abaixo indicadas que se inscreveram no centro através de parcerias estabelecidas com a Associação “Resgatando Vidas”...

Albina Penas
José Penas
Lilia Flor
Helena Flor
Fernando Jorge Pereira Ramos
Beatriz Duarte Pereira Monteiro
Albina Duarte Pereira Almeida
Mª Alice Ramos Almeida
Mª Armanda da Silva Santos Couto
Mª Fernanda Pinto Lopes
Júlia Mª Silva Rodrigues
Alexandra Mónica Pereira Joaquim
Manuel Júlio Pinheiro Lima
Vítor Domingos Ramos Moreira
Ana Lúcia da Silva
Carmen Aurora Pires Ramos
Deolinda Martins
Emiliano Alberto Martins dos Santos
Mª Eduarda da Costa Sousa Rodrigues
Paulo José Martins dos Santos
Rosa Mª Ferreira Magalhães Viage
Mª Manuela Gama Oliveira Soares



Estiveram presentes, nestas sessões de júri, os representantes das instituições parceiras,... Associação “Resgatando Vidas”... "

Etelvira Figueiredo


É pelo caminho das Novas Oportunidades que se descobrem grandes valores, que se concretizam sonhos e que se conquistam vitórias!

"Portas que se abrem,
Caminhos de conhecimentos que nos fazem sorrir.
Novas e belas oportunidades e,
vamos nós procurando ser feliz.
Na escola da vida, aprendi a lidar com o ser humano.
Mas foi resgatando vidas que aprendi a lidar com os meus enganos.
Ventos que sopram de além mar,
abrindo portas, formando homens e mulheres.
À Escola Secundária de Gondomar, formadores e à Avaliadora Externa,
eterna gratidão e agradecimento.
Laços fortalecidos de sabedoria,
momentos vividos de felicidade e alegria.!
Dos formandos fica a amizade.
Ah! Só mais duas palavrinhas que resumen os agradecimentos:
Etapas e fases concluidas, bençãos vindas do céu,
amizades no intuito de resgatar vidas.
Apresso e admiração pela sua sincera amizade, Padre Daniel"

bebeto

O que é Ser Feliz?


"Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida."

Hoje este é o meu "grito"...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Uma história de amor...


"Era uma vez uma ilha onde moravam todos os sentimentos:
- A Alegria;
- A Tristeza;
- E todos os outros sentimentos, por fim, o Amor.
Mas um dia foi avisado aos moradores que aquela ilha iria afundar. Todos os sentimentos apressaram-se para sair da ilha. Pegaram os seus barcos e partiram, mas o Amor ficou, pois queria ficar mais um pouco com a ilha antes que ela afundasse.
Quando estava quase afogando-se, o Amor começou a pedir ajuda.
Viu a Riqueza, e o Amor disse:
- Riqueza, leva-me contigo!
- Não posso, há muito ouro e prata no meu barco, não há lugar para ti.
Ele pediu ajuda a Vaidade, que também vinha passando…
- Vaidade, por favor, ajuda-me.
- Não posso ajudar-te. Estás todo molhado e poderia estragar meu barco novo!
Então o Amor pediu ajuda à Tristeza.
- Tristeza, deixas-me ir contigo?
- Ah Amor! Estou tão triste que prefiro ir sozinha.
Também passou a Alegria, mas ela estava tão alegre que nem o ouviu chamar. Desesperado, o Amor começou a chorar, foi quando uma voz lhe chamou:
- Venha Amor, eu levo você.
Era um velhinho, o Amor ficou tão feliz que esqueceu de perguntar o seu nome.
Chegando do outro lado da margem, ele perguntou à Sabedoria:
- Sabedoria, quem era aquele velhinho que me trouxe aqui?
A Sabedoria respondeu:
- Era o Tempo!
- O Tempo? Mas por que só o Tempo me trouxe?
A Sabedoria respondeu:
- Porque só o Tempo é capaz de ajudar e entender um grande Amor"

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ser Criança


Faz algum tempo quando alguém com um toque de ironia na voz chamou-me de "criança grande".
Confesso que inicialmente fiquei apreensiva: O que quereria dizer essa pessoa ao professar tal comentário? Com que intenção?
Sei lá eu porquê, hoje, durante a noite, esse mesmo comentário não saiu do meu pensamento. 
Posso afirmar que a mágoa que senti na época, hoje não me fere mais, pelo contrário. Penso até que foi um elogio.
Vejamos:

A criança, é pura.
A criança, não vê a maldade.
A criança, não guarda rancor.
A criança, possui um sorriso contagiante.
A criança, não destingue raças, crenças ou gostos.
A criança, é alegria
A criança, espelha o sorriso de Deus.

E, se assim o é, prefiro ser criança para sempre. Guardar no mais oculto de mim, a inocência e a pureza que está subjacente no sorriso sincero expresso numa criança.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Amor



Quando o Amor bater à tua porta, segue-o, mesmo que o caminho seja pedregoso e difícil.
E, quando o Amor quiser falar contigo, acredita nele, ainda que a sua voz possa fazer evaporar teus sonhos, como o vento forte que devasta o jardim.
Da mesma forma que te exalta, o Amor te crucifica, e como te faz amadurecer, assim te podará.
E te entregará ao Seu fogo sagrado a fim de que sejas o pão santo da mesa de Deus.
É o que o Amor realiza em ti, para que possas tornar-te uma fracção do coração da Vida.
O Amor nada dá a não ser a Si mesmo, e nada colhe, senão em Si mesmo.
O Amor não é possessivo, nem gosta de o ser, porque se basta a Si mesmo.
E não penses que poderás conduzi-Lo, pois, se te achar digno, Ele mesmo te conduzirá.
O Amor não quer senão consumir-Se!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Outonos e Primaveras…


Primavera é tempo de ressurreição. A vida cumpre o ofício de florescer ao seu tempo. O que hoje está revestido de cores precisou passar pelo silêncio das sombras. A vida não é por acaso. Ela é fruto do processo que a encaminha sem pressa e sem atropelos a um destino que não finda, porque é ciclo que a faz continuar em insondáveis movimentos de vida e morte. O florido sobre a terra não é acontecimento sem precedências. Antes da flor, a morte da semente, o suspiro dissonante de quem se desprende do que é para ser revestido de outras grandezas. O que hoje vejo e reconheço belo é apenas uma parte do processo. O que eu não pude ver é o que sustenta a beleza.


A arte de morrer em silêncio é atributo que pertence às sementes. A dureza do chão não permite que os nossos olhos alcancem o acontecimento. Antes de ser flor, a primavera é chão escuro de sombras, vida se entregando ao dialético movimento de uma morte anunciada, cumprida em partes.


A primavera só pode ser o que é porque o outono a embalou em seus braços. Outono é o tempo em que as sementes deitam sobre a terra seus destinos de fecundidade. É o tempo em que à morte se entregam, esperançosas de ressurreição. Outono é a maternidade das floradas, dos cantos das cigarras e dos assobios dos ventos. Outono é a preparação das aquarelas, dos trabalhos silenciosos que não causam alardes, mas que, mais tarde, serão fundamentais para o sustento da beleza que há de vir.


São as estações do tempo. São as estações da vida.


Há em nossos dias uma infinidade de cenas que podemos reconhecer a partir da mística dos outonos e das primaveras. Também nós cumprimos em nossa carne humana os mesmos destinos. Destino de morrer em pequenas partes, mediante sacrifícios que nos fazem abraçar o silêncio das sombras…


Destino de florescer costurados em cores, alçados por alegrias que nos caem do céu, quando menos esperadas, anunciando que depois de outonos, a vida sempre nos reserva primaveras…


Floresçamos.






Padre Fábio de Melo

domingo, 9 de janeiro de 2011

O valor de um sorriso


"Sorrir alegra o coração:
Enriquece quem o recebe, 
sem empobrecer quem o dá.
Dura apenas um instante,
Porém, quem o recebe, jamais o esquecerá.
Ninguém é tão rico
que possa dispensa-lo, 
nem tão pobre que não o possa dar.


Um sorriso: 
à família dá alegria;
ao trabalho, força;
é sinal evidente de amizade. 
Um sorriso dá alento a quem está cansado, 
renova a coragem na provação,
é remédio na tristeza.
E se, por acaso, encontrares quem to nega,
sê generoso e oferta-lhe o teu.
Ninguém tem tanta necessidade de um sorriso
como aquele que não o sabe dar."



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Escolhas


Escolhe o Bem:


Escolhe amar, em vez de odiar.
Escolhe rir, em vez de chorar.
Escolhe criar, em vez de destruir.
Escolhe perseverar, em vez de renunciar.
Escolhe louvar, em vez de criticar.
Escolhe curar, em vez de ferir.
Escolhe actuar, em vez de adiar.
Escolhe viver, em vez de morrer.

Tenho a certeza que sem as minhas escolhas não estaria onde estou.

Não teria conhecido as pessoas que conheci.
Não teria gargalhado.
Não teria chorado.
Não teria sonhado.
Não teria vivido.

Arrependimento tenho vários:

-por escolhas feitas;
-por escolhas não feitas;
-até mesmo pelas escolhas feitas nos momentos indevidos...

Porque toda a escolha, certa ou errada, faz-nos crescer:



Se a escolha é certa, saímos vitoriosos, convictos e realizados.
Mas se a escolha é errada, saímos tristes, derrotados...











terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Amigo(a) anónimo(a) sem coragem

Ser um anónimo já é desconfortavel, ser um anónimo e covarde então nem merece comentários.
Para comentar elogiando, ou não, tem que ser corajoso para assumir as suas opiniões.
Portanto só aceitarei comentários de pessoas dignas e que assumam o que falam e o que escrevem.
Se não tem coragem de falar na cara, que pelo menos assuma a sua identidade.
O ciúme é muito complicado. Tem muitos ingredientes: A Covardia e a atitude egoísta são alguns deles.
Optei pela consciência!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Viver o novo ano


Engraçado como muitas vezes nós mesmos temos as respostas para as nossas perguntas... Basta tirarmos a venda que tapa os nossos olhos e tudo está ali... Tenho uma proposta para todos nós... Vamos realmente começar o ano de 2011 confiantes em Deus? Vamos tentar, desde o primeiro dia sermos pessoas melhores em todos os âmbitos? Vamos deixar de lado aqueles velhos hábitos "não saudáveis" do tipo falar mal dos outros? Vamos neste novo ano, estender ainda mais a mão às pessoas à nossa volta? Vamos em 2011 tentar ver o lado bom de tudo que nos ocorre? Este é o ponto...vamos ver o lado bom de tudo... Agradeça pelos momentos bons, a vida é feita destes momentos! Não se apegue no que tiraram de você, mas sim, em tudo que você ganhou...que possamos em 2011, reclamar menos e agradecer mais... pela vida, pela familia, pelos amigos... Se pensarmos bem, quantas pessoas maravilhosas entraram nas nossas vidas este ano... Como o padre Daniel disse, 2011 será o ano da Graça de Deus, se nós deixarmos o coração aberto para que Ele tome posse da nossa vida, e só assim, teremos um ano maravilhoso!
Um feliz ano novo a todos, muita paz e muita saúde, e acima de tudo, que abramos nosso coração e nossa mente para o positivo, chega de mágoa, chega de guardar coisas velhas no coração, sacudamos a poeira de 2010 e vamos em frente!