sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SUPERANDO AS PERDAS


Nascer, crescer e morrer. Essa é a característica principal de todos os seres vivos. A única certeza que temos é que um dia morreremos e apesar desta certeza vivemos fugindo da morte, como se fosse possível alterar o nosso destino e perpetuar a nossa vida corpórea. O segredo da vida é viver o aqui e o agora, afinal o passado já passou e o futuro ainda não aconteceu. Viva um passo de cada de vez e ame indefinidadamente a tudo e a todos. Nós colocamos o apego acima de tudo e todo apego é o principal motivo de todo o nosso sofrimento. O desapego não quer dizer indiferença e sim a consciencia de que nada nos pertence e que tudo que temos hoje poderemos não ter amanhã. E é justamente isso que fazemos todos os dias, deixamos que o ciúme, o orgulho e a inveja dominem nossos corações e nos tornem escravos de nossos próprios domínios. Na verdade o TER deveria ser um meio de se alcançar o SER, por isso sofremos quando perdemos um amigo, quando perdemos dinheiro, quando arranham o nosso carro, quando um possível amor vai embora. Tudo é impermanente, ou seja, tudo muda a cada segundo. Nesse momento já não sou o mesmo que começou a escrever essa mensagem e nem você se refletir honestamente é mais aquela pessoa que há pouco tempo atrás teve paciência para ler esse pequeno texto, percebeu? Tudo muda, nem o caminho de volta pra casa é exatamente o mesmo, nem o seu olhar, nem o seu sorriso, nem seus pensamentos, nem o seu grande amor. A impermanencia é que nos faz ter esperança e fé, pois se hoje sofremos amanhã, poderemos sorrir, se hoje perdemos amanhã poderemos ganhar, se hoje estamos distantes, amanhã poderemos viver em comunhão vislumbrando um mundo mais justo.
(Professor Mauricio)

5 comentários:

Carmen disse...

Belissímo texto
Este texto veio na hora certa,fazendo-me relembrar um programa do Pd Fábio em que falava nas perdas:
"Quando prestamos atenção demais áquilo que perdemos,nós não deixamos a vida seguir.
Quando deixamos a vida seguir,deixamos o tempo agir,e nos esforçamos para fazer do nosso processo de perda uma recuperação,aí podemos nos curar,fazer com que o nosso coração se renove."
Parabéns ao vosso blog!
O visual novo está lindo!
DEUS vos abênçoe e a todos que com amor e paz visitarem este blog
Beijos

Ana Maria Anunciação disse...

Olá,
Parabens pela roupagem nova do vosso blogue,está fantástico!!!!
DEUS vos abençôe.

Abraços.

Anónimo disse...

Um sofista se aproximou de Tales de Mileto, um dos Sete Sábios da Grécia Antiga, e intentou confundi-lo com as perguntas mais difíceis.

Porém o Sábio de Mileto esteve à altura da prova porque respondeu a todas as perguntas sem a menor vacilação e assim mesmo com a maior exactidão.

1 - Qual é a coisa mais antiga?
- Deus, porque sempre tem existido.

2 - Qual é a coisa mais formosa?
- O Universo, porque é obra de Deus.

3 - Qual é a maior de todas as coisas?
- O Espaço, porque contém todo o Criador.

4 - Qual é a coisa mais constante?
- A esperança, porque permanece no homem depois que haja perdido todo o mais.

5 - Qual é a melhor de todas as coisas?
- A Virtude, porque sem ela não existe nada de bom.

6 - Qual é a mais rápida de todas as coisas?
- O Pensamento, porque em menos de um minuto pode voar até o final do Universo.

7 - Qual é a mais forte de todas as coisas?
- A Necessidade, porque faz com que o homem enfrente todos os perigos da vida.

8 - Qual é a mais fácil de todas as coisas?
- Dar conselhos.

Porém, quando chegou à nona pergunta, nosso Sábio disse um paradoxo.
Deu uma resposta que, estou seguro, não foi jamais entendida pelo mundano interlocutor, e que, para a maioria das pessoas terá um sentido superficial.

A pergunta foi esta:
9 - Qual é a mais difícil de todas as coisas?

E o Sábio de Mileto replicou:
- Conhecer a si mesmo.

Anónimo disse...

O blog esta realmente muito bom, vou dar o mérito a Deus que inspira e unge de maneira tão simples, Carmen, perdas que são para o nosso bem, não são perdas, são graça de Deus na nossa vida, fico feliz por já ter entendido isso, que não perdeu, que ganhou mais, e mais, e mais amizades e miminhos de Deus, Manuela e Eduarda, a dupla maravilha, se calhar o Jesualdo ferreira punha-vos na linha da frente na vez do Varela e do Falcao e o Porto ganháva tudo, hihihi

Anónimo disse...

Manela??Eduarda?? comprem uma nintendo pra mim...hehehe, boa semana, Deus vos e nos abençoe.